quinta-feira, fevereiro 26, 2004
A competência para tomar decisões
A questão dos Centros de Decisão Nacionais (CDN), suscitada pela venda de importantes empresas portuguesas a empresas estrangeiras, tem estado a ser alvo de um interessante debate público, perfeitamente justificado pela importância que o tema tem para o futuro do nosso País. A diversidade de opiniões manifestada traduz, claramente, mais do que diferenças de natureza teórica ou conceptual na abordagem desta questão, a diversidade dos interesses em presença.
Há, por exemplo, vários intervenientes neste debate que, defendendo o primado da economia de mercado e do capital privado nas suas versões mais liberais, e o consequente abandono pelo Estado das suas funções na economia, designadamente enquanto garante e promotor da satisfação das necessidades básicas dos cidadãos e da independência e soberania nacionais, pretendem atribuir ao sector privado a missão patriótica de garantir a manutenção e ampliação dos CDN, "esquecendo-se" que o capital privado não tem pátria e que a principal obrigação de um gestor privado é criar valor para os seus accionistas e não, necessariamente, para o País.
Por outro lado, alguns empresários e gestores portugueses, em muitos casos envolvidos em processos de venda de empresas portuguesas ou a exercer funções próximas de centros de decisão localizados noutros países têm vindo a defender a tese de que ter CDN não é importante para o País, sendo que o importante é ter Centros de Competência Nacionais (CCN), de que esses empresários e gestores seriam, evidentemente, lídimos representantes. A ser correcta esta tese, devíamos estar a assistir a um amplo movimento, liderado pelos EUA e integrando o Reino Unido, a Alemanha, o Japão e, de uma maneira geral, todos os países mais desenvolvidos, com vista a desembaraçarem-se dos seus CDN, transferindo-os, quem sabe, para o Haiti ou o Burkina-Faso. Mas não é isso que acontece, antes pelo contrário.
A verdade, é que os CDN são fundamentais para qualquer país, e que não é aos empresários e gestores privados, mas sim ao Estado, que pode e deve ser cometida a missão patriótica de os angariar e conservar, sem prejuízo, evidentemente, do relevante papel que os empresários e gestores privados nacionais podem ter no cumprimento desta missão. E a única forma segura de prosseguir esta missão é o Estado manter um controle adequado destes CDN.
É certo que há CDN com diferentes graus de importância estratégica, mas esses graus não têm um valor absoluto, variando de país para país, de acordo com o seu estádio de desenvolvimento, as suas potencialidades e prioridades, o número e qualidade dos CDN que detêm, etc.
No caso de Portugal, manter os poucos CDN que possui, especialmente em áreas estratégicas para o nosso desenvolvimento económico e social, bem-estar e afirmação no Mundo é, por isso, um desígnio patriótico da maior relevância que nenhum Governo pode, legitimamente, descartar.
O sector da água, designadamente no que se refere aos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, não pode deixar de ser considerado, neste contexto, como um sector em que se exige a manutenção dos nossos CDN.
Na realidade, a água é um dos poucos recursos naturais de que o País dispõe, com alguma abundância, para promover o seu desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das populações. Acresce que a água, como refere a Directiva-Quadro da Água da UE, «não é um produto comercial como outro qualquer, mas um património que deve ser protegido, defendido e tratado como tal». Além disso, Portugal detém elevadas competências e experiência no sector da água, nacional e internacionalmente reconhecidas, sendo ainda este sector altamente potenciador do desenvolvimento de múltiplas actividades económicas nacionais, a montante e a jusante.
Não basta, portanto, contentarmo-nos por determos CCN neste sector. É que há uma competência que nos fica automaticamente vedada se não tivermos CDN: é a competência para tomar decisões. E se não tivermos esta competência, mais cedo, antes que mais tarde, perderemos ou diminuiremos também, inexoravelmente, as outras competências.
(Artigo publicado do "Diário Económico" de 26.Fev.2004)